PIBID DE HISTÒRIA

A PRÉ-HISTÓRIA DO NORDESTE: PALEOÍNDIO

   
  Conceitua-se Paleoíndio a cultura que possui os seguintes elementos: populações que teriam vivido predominantemente da caça de megafauna, sítios principalmente de matança, artefatos identificadores usados como facas, raspadores e raspadeiras, ambientes frios e secos, populações pouco numerosas, dispersa e nômade.

     Nesses sítios a alimentação era baseada na caça generalizada e no consumo de produtos vegetais, sua localização se dava em abrigos rochosos, grutas e cavernas.
     No Brasil, a pesquisa arqueológica inicia na década de 1960 em seus diversos sítios.
Facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência foram encontrados nas escavações. Essas comunidades coletivas caçavam e utilizavam o fogo para se protegerem e se alimentarem.
          Em Pernambuco destacam-se o abrigo do Letreiro do Sobrado (Petrolândia), onde existe um "painel de gravuras rupestres ocupando uma superfície de 12 metros de comprimento"; a Furna do Estrago, cemitério indígena localizado em Brejo da Madre de Deus, e o sítio Chã do Caboclo, em Bom Jardim.
É mais no Sertão e Agreste que se encontram vestígios das ocupações pré-históricas no Nordeste. No litoral os dados confiáveis que existem são em pequena quantidade: aparecem no Maranhão e Rio Grande do Norte. Muito provavelmente há sinais da presença do homem pré-histórico na área, mas que, com o tempo, devem ter sido submersos.
     O que se tem descoberto até agora já é suficiente para mostrar a riqueza arqueológica do Nordeste – mas significa muito pouco diante do que ainda se tem para explorar. A região tem mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Um território imenso que deve estar guardando em suas entranhas as respostas, ou pelo menos fragmentos delas, para as perguntas com que esta matéria e tudo o mais começa: Quem éramos, como éramos, de onde viemos?
Nas regiões do interior do Brasil também são encontrados riquíssimos sítios arqueológicos. Os chamados “cemitérios dos índios” são, na verdade, vestígios de antigas civilizações do território brasileiro. Ali encontramos grandes aldeias que realizavam sofisticados rituais funerários.

      Com o passar dos anos, as civilizações ameríndias foram desenvolvendo-se em território nacional. Espalhados em diferentes tribos, os índios brasileiros integraram uma parte mais recente da História das populações nativas do Brasil. A partir do século XV, a chegada dos europeus transformou radicalmente a situação dos índios. A intolerância religiosa e cultural, a violência e as epidemias foram responsáveis pela dizimação dos povos indígenas no país.
← Postagem mais recente Página inicial

Um comentário: